Desde o ano 1999 e no âmbito de um intercâmbio entre a Associação de Juventude de Candelária e o Teatro Experimental de Pias (Alentejo), que este festival acontece na Ilha de São Miguel (Açores), tendo como objetivos promover o Teatro, sobretudo o produzido por jovens e grupos não profissionais, proporcionar o contacto entre grupos, principalmente de Regiões diferentes, estimular a troca de experiências e de conhecimentos, contribuir para a realização de intercâmbios culturais que possam fomentar a mobilização de grupos de teatro das Ilhas e de outras regiões de Portugal e do estrangeiro.
Pretende-se sobretudo com esta iniciativa que os grupos de teatro açorianos possam mostrar o seu trabalho não apenas ao público mas também a outros atores e agentes culturais da nossa região e de outras regiões.
Perante uma sociedade que cada vez vive mais de “imagens de marca”, sobrevalorizando e idolatrando figuras criadas pela comunicação social, entendemos ser de extrema importância a realização de um Festival com as caraterísticas do JUVEARTE, onde se pretende dar visibilidade ao trabalho de grupos não profissionais, de qualidade reconhecida. O Festival continua a assumir-se como um estímulo aos grupos não profissionais, porque aqui encontram um espaço que os acolhe dignamente e um público que os reconhece vivamente por aquilo que são e não apenas por aquilo que representam, sendo igualmente uma oportunidade para o estabelecimento de novas relações entre grupos, esperando-se sempre que após o Festival se realizem muitas iniciativas conjuntas entre os grupos participantes.
Tendo nascido numa época em que o público micaelense não dispunha de tanta oferta cultural como hoje em dia, sobretudo no que respeita a teatro, o JUVEARTE realizou-se durante os primeiros dois anos na cidade de Ponta Delgada. No entanto e perante a inexistência de salas em Ponta Delgada, dado que o Teatro e o Coliseu Micaelense encerraram para obras de remodelação, o Festival foi realizado na cidade da Ribeira Grande entre os anos 2002 e 2005 tendo voltado a Ponta Delgada, após a recuperação do Coliseu Micaelense, em 2006, realizando-se até 2013 naquela que é a maior casa de espetáculos dos Açores. Em 2014, no seguimento de novas parcerias que foram estabelecidas, o festival é apresentado no Teatro Micaelense, na cidade de Ponta Delgada.
Em 2009, a Associação de Juventude de Candelária, no âmbito das comemorações do décimo aniversário do festival, aposta na descentralização do festival e a participação de grupos de teatro internacionais. Desde este ano, o festival decorre em várias ilhas do arquipélago dos Açores, nomeadamente nas ilhas das Flores, Terceira, Faial, Graciosa e São Jorge.
Este festival é organizado e produzido pela Associação de Juventude de Candelária, contando com o apoio do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Juventude.
Cronologia
1999 a 2001 – Ponta Delgada, São Miguel
2001 a 2005 – Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Nordeste, São Miguel
2005 a 2008 – Ponta Delgada, São Miguel
2009 e 2010 – Ponta Delgada, São Miguel; Santa Cruz das Flores, Flores; Praia da Vitória, Terceira; Horta, Faial;
2011 - Ponta Delgada, São Miguel; Santa Cruz das Flores, Flores; Velas, São Jorge; Santa Cruz da Graciosa, Graciosa;
2012 - Ponta Delgada, São Miguel; Santa Cruz das Flores, Flores; Velas, São Jorge;
2013 - Ponta Delgada, São Miguel; Santa Cruz das Flores, Flores; Velas, São Jorge; Horta, Faial;
2013 - Ponta Delgada, São Miguel; Santa Cruz das Flores, Flores; Angra do Heroísmo, Terceira; Horta, Faial;
2014 - Ponta Delgada, São Miguel; Santa Cruz das Flores, Flores; Angra do Heroísmo, Terceira; Horta, Faial;
2015 - Ponta Delgada, São Miguel; Horta (ilha do Faial), Angra do Heroísmo (ilha Terceira), Santa Cruz das Flores (ilha das Flores), Santa Cruz da Graciosa (ilha da Graciosa)