Associação de Juventude da Candelária

Apresentação   Programa   Apoios  

Apresentação

João Alberto Pereira
Pres. da Associação

Abraçamos novamente a organização de mais um Festival de Teatro (o sétimo), cientes que o trabalho que vimos desenvolvendo há largos meses na produção deste evento, não nos deixou mais cansados. Deixou-nos sim, com mais vontade de trabalhar. Pretendemos, tal como no primeiro festival, realizado no ano 2000, que se criem laços. Não laços que se cortem como os das inaugurações, mas laços que durem anos sem fim e que segurem firmemente a nossa paixão pelo Teatro. Se não existisse este sentimento de paixão, nem nós organizaríamos um Festival de Teatro com os constrangimentos financeiros que temos para tal, nem os grupos de teatro existiriam certamente, tão dificultada tem sido a sua vida nos últimos anos. Continuamos a acreditar que este Festival faz sentido numa cidade como Ponta Delgada, como faz igualmente sentido que o Teatro chegue a todas as Vilas e Cidades da nossa Região, através de eventos como este, que promovam o intercâmbio de grupos açorianos e de outros pontos do País. Em nome da Associação de Juventude de Candelária, entidade promotora deste evento, saúdo todos os participantes neste 7º Festival de Teatro, esperando que no final deste evento possamos todos dizer que este Festival composto por 9 espectáculos, foi mesmo um espectáculo. Às entidades públicas que mais uma vez colaboram connosco, nomeadamente a Direcção Regional da Juventude, a Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Coliseu Micaelense, agradecemos a confiança depositada em nós, esperando continuar a merecer o apoio necessário em futuras edições.

Ao público, desejo que os espectáculos sejam do vosso agrado, aguardando criticas e sugestões para os anos seguintes.

Dra. Berta Cabral
Pres. Câmara Municipal de Ponta Delgada

Ponta Delgada conta já com a sétima edição consecutiva do seu mais persistente festival de teatro, graças ao espírito empreendedor da Associação de Juventude da Candelária.

Por isso o JUVEARTE já faz parte do cartaz plurianual de eventos culturais que temos sabido consolidar como parte integrante de uma oferta comum, desde logo para a comunidade residente, mas também no âmbito de uma animação turística sempre crescente.

Todos os anos a nossa cidade renova e reforça uma aposta estratégica nos seus festivais de folclore, de filarmónicas, de música clássica, popular ou ligeira, de rock, de dança, de cinema e, naturalmente, de teatro. Seja promovendo os valores artísticos locais, seja divulgando as tendências nacionais e estrangeiras, cada um deles preenche um espaço importante de dinamização sócio-cultural, por iniciativa ou com o apoio de entidades privadas e públicas, que muito nos apraz registar.

É neste contexto que se evidencia o contributo pedagógico do Festival de Teatro JUVEARTE, a merecer uma especial atenção por parte de todos.

Parabéns e obrigado por mais esta edição!

José Andrade
Dir. Coliseu Micaelense

Pelo segundo ano, o Coliseu Micaelense tem o gosto de abrir as suas portas para acolher condignamente o Festival de Teatro JUVEARTE, uma importante iniciativa da dinâmica Associação de Juventude da Candelária com o mérito de cumprir a sua sétima edição consecutiva.

Desta vez, fazemo-lo em formato inédito, com o evento a decorrer todo ele no amplo palco da maior casa de espectáculos dos Açores, partilhado por actores e público na curiosa cumplicidade dos bastidores do teatro. Esta ambiência própria do conceito de festival intimista constitui por si só um dos aspectos atractivos da VII JUVEARTE, cujo programa promete fazer desfilar diariamente diferentes propostas oriundas de Lisboa, Porto, Leiria, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Horta.

O nosso público de teatro bem merece um festival assim. Ficamos por isso a contar com a sua presença no Coliseu Micaelense, todos os dias, de 14 a 21 de Outubro.

Edições anteriores:  2016. 2015. 2014. 2013. 2012. 2011. 2010. 2009. 2008. 2007. 2006. 2005. Historial