João Alberto Pereira
Pres. da Ass. de Juventude de Candelária
Está em cena mais uma edição do JUVEARTE – FESTIVAL DE TEATRO, que trará até Ponta Delgada grupos de teatro dos Açores, continente português e Brasil.
Apesar de ser muita a oferta de eventos culturais, principalmente na Ilha de São Miguel, continuamos a acreditar que este evento faz todo o sentido, na medida em que é um dos poucos que possibilita aos grupos de teatro da Região Autónoma dos Açores, a apresentação do seu trabalho fora das suas portas.
Será justo no início deste Festival realçar o contributo de todos os grupos participantes, que comungando do mesmo espírito da organização, sobem ao palco do Coliseu Micaelense, entre os dias 8 e 14 de Outubro.
Oito anos de Festival, assinalados com a presença de 8 grupos de teatro.
Sinceramente, alguns poderão chamar a esta nossa teimosia, uma loucura. Eu prefiro dizer que se trata de uma louca paixão.
Não poderei no entanto deixar de referir que este FESTIVAL só é possível porque o Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, continua a acreditar na nossa capacidade de trabalho, apoiando financeiramente o projecto, bem como a Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Coliseu Micaelense, cujo apoio logístico é indispensável à sua concretização.
Apesar de ser eu que na qualidade de Presidente da Direcção dou a cara pelo Festival, a verdade é que este evento tem um grande obreiro desde a sua primeira edição. Por isso aqui fica o meu justo reconhecimento ao Ricardo Pereira por todo o empenho e dedicação que emprega à organização desta iniciativa.
Da nossa parte fica o muito obrigado a todos e a promessa que continuaremos, se nos deixarem.
Eng.º Bruno Pacheco
Director Regional da Juventude
Mais um ano, mais um JUVEARTE…
O Governo dos Açores saúda todos vós que vão passar pela assistência deste festival de teatro…o JUVEARTE.
Esta iniciativa, que em tempos começou devido à tenacidade e ao acreditar da Associação de Juventude de Candelária, marca, mais uma vez, o panorama cultural dos Açores e, em particular, de Ponta Delgada.
Desde a primeira hora que o Governo dos Açores se associou e acreditou neste evento… Desde a primeira hora que o Governo dos Açores acreditou que as associações de juventude, e a de Candelária em particular, são capazes de desenvolver projectos abrangentes, para toda a comunidade e que, paulatinamente, vão subindo vários degraus no índice de qualidade e notoriedade.
O JUVEARTE é um dos projectos mais emblemáticos da Associação de Juventude de Candelária. Contudo, não é o único que essa associação desenvolve diariamente em prol do desenvolvimento da sua freguesia, da sua comunidade. Pode-se então dizer que o JUVEARTE é a face visível do trabalho que a associação e todos os seus colaboradores e associados desenvolvem diariamente.
O JUVEARTE é mais uma demonstração do que a Juventude Açoriana é capaz de fazer.
Bons espectáculos…
Dr.ª Berta Cabral
Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada
Presidente da Sociedade Coliseu Micaelense
Ponta Delgada recebe o 8º JUVEARTE no palco da maior casa de espectáculos dos Açores. Na dupla condição de presidente da Câmara Municipal e presidente do Coliseu Micaelense, congratulo-me com a interessante iniciativa da dinâmica Associação de Juventude de Candelária.
É um festival de teatro com vida própria e valor acrescentado, que já faz parte integrante e dignificante do cartaz anual da nossa cidade. Por isso bem merece o apoio da Câmara Municipal e a parceria do Coliseu Micaelense.
A Associação de Juventude de Candelária mantém assim o mais completo e persistente festival de teatro da Ilha de São Miguel, num esforço apaixonante que nos apraz registar, cumprindo o duplo objectivo de servir o público local e fomentar o intercâmbio cultural.
Oito grupos de Ponta Delgada, Terceira, Flores, Almada, Aveiro, Santarém e Brasil colocam o Teatro na ordem do dia, entre 8 e 14 de Outubro, com animações nas ruas da cidade e encenações no palco do Coliseu.
É a festa do Teatro em Ponta Delgada.
Bem haja!
Sr. José Andrade
Director-Geral do Coliseu Micaelense
Pelo terceiro ano consecutivo, o Coliseu Micaelense contracena com a Associação de Juventude de Candelária na apresentação do Festival de Teatro JUVEARTE.
O êxito das encenações anteriores impôs a reposição da nova temporada. No palco maior dos Açores, onde o próprio público assiste aos espectáculos conhecendo o outro lado do teatro, passam sete peças diferentes em sete noites seguidas.
Um desafio, para todos, com provas dadas e interesse renovado. João Pereira e Ricardo Pereira, Toni Vieira e eu próprio, como tantos outros nas luzes da ribalta ou na sombra dos bastidores, estamos todos por um: o TEATRO.
Somos “kopinxas” “descalços” em “jangada” de “pedra mó” com “objectos” de “teatro novo” para mostrar as “artes do Brasil” em “pouca terra”.
O palco está pronto. Os actores prometem. O público merece. Podem abrir o pano!