Mais um ano, mais um Juvearte – Festival de Teatro.
O final de um Juvearte é sempre o começo de outro e parece que foi ontem que terminamos saudosamente o X JUVEARTE, aplaudindo o elenco do Grupo Teatro A Garagem.
Estamos prontos para entrar em cena com 10 espectáculos de sala e 3 de rua, nas Ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Flores, com grupos das Ilhas Terceira e Faial, do Porto, de Lisboa e de São Paulo (Brasil).
Mais uma vez partimos satisfeitos por chegarmos até aqui. São onze anos de aprendizagem e de teimosia da nossa parte que contagiou tanta gente que tal como nós, gosta do teatro e sente que é preciso mostrar também o trabalho daqueles que são menos conhecidos, mas trabalham tão bem quanto os actores consagrados.
O JUVEARTE continua fiel aos seus princípios – promover o que de melhor se faz nos Açores e possibilitar o contacto e a partilha de experiências e de conhecimentos entre os actores açorianos e os do exterior à Região dos Açores.
Seria injusto não referir o empenho dos Grupos de Teatro que ao longo destes 11 anos aceitam o nosso desafio de participarem neste Festival sem qualquer contrapartida financeira, do Governo dos Açores que continua a apoiar o evento através da Direcção Regional da Juventude e do Coliseu Micaelense que desde 2005 acolhe o JUVEARTE. Sem este empenho e apoio, não seria possível promover esta festa do teatro tão dignamente como temos vindo a promover.
Agradecemos por isso a ajuda de todos e compreendemos também a contínua resistência de uns poucos que passados onze anos, continuam a assobiar para o lado enquanto o Festival decorre.
Viva o Teatro
João Alberto Pereira
Presidente da Associação de Juventude de Candelária