Associação de Juventude da Candelária

Notícias

FESTIVAL DE TEATRO JUVEARTE EM CENA DE 19 A 23 DE OUTUBRO

Estão agendados mais de uma dezena de espectaculos nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Flores. Destaque para o Cordel do Amor Sem Fim, que decorre num autocarro e ser protagonizado por um grupo do Brasil.

 

 

 

 

Fruto de importantes parcerias com entidades públicas e privadas, o XI JUVEARTE – Festival de Teatro estará, pelo segundo ano consecutivo, em quatro ilhas do arquipélago dos Açores e conta com a participação de grupos oriundos das ilhas Terceira e Faial e das cidades do Porto, Lisboa e São Paulo (Brasil).

O programa foi apresentado esta manhã, em conferência de imprensa, numa unidade hoteleira de Ponta Delgada. Na ocasião, o presidente da Associação de Juventude de Candelária, organizadora do evento, congratulou-se com o facto de os grupos participarem no festival sem qualquer contrapartida financeira e agradeceu a todos as entidades que têm apoiado o projecto.

João Pereira considera ser um orgulho “servir aos açorianos um festival de teatro, que visa promover o que de melhor se faz nos Açores e possibilitar o contacto e a partilha de experiências e conhecimentos entre os actores açorianos e os do exterior”.

José Andrade, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada e administrador do Coliseu Micaelense, felicitou a Associação de Juventude de Candelária, “uma das associações mais dinâmicas dos Açores”. “Esta iniciativa mais do que trazer nomes importantes traz espectáculos com qualidade, de carácter experimentalista e algumas inovações que aconselham a que se vá aos cinco espectáculos”, salienta.

O XI JUVEARTE – Festival de Teatro terá início no dia 19 de Outubro, com a apresentação no Coliseu Micaelense da peça “Os Monólogos da Vagina”, pela LC, Sem Companhia, Teatro Experimental da ilha Terceira.

No dia seguinte, o Coliseu Micaelense acolhe a peça “Invasão”, pelo Entretanto Teatro (Porto). No mesmo dia, o Auditório do Ramo Grande recebe a peça “À Espera de Godot”, pelo Teatro de Giz (Horta) e o Teatro Faialense apresenta “Um Estranho Caso da Rua Almodôvar”, pelo Alpendre Grupo de Teatro (Angra do Heroísmo).

A 21 de Outubro, os micaelenses poderão assistir à “Comédia da Vida Privada”, do Novo Teatro (Lisboa), e no dia 22 a “Um Estranho Caso da Rua Almodôvar”.

No último dia do festival, o teatro chega a quatro ilhas dos Açores. São Miguel acolhe “À Espera de Godot”, a Terceira “Invasão”, o Faial “Elas Sou Eu” pelo Novo Teatro (Cascais) e as Flores “Os Monólogos da Vagina”.

Destaque para “O Cordel do Amor Sem Fim”, protagonizado pelo grupo Sinhá Zózima, de São Paulo (Brasil). O espectáculo decorre num espectáculo, que circula pelas ruas da cidade. No interior do autocarro, o grupo conta e cantas as esperanças e as armadilhas do amor, vividas nas margens do rio São Francisco. Está agendado para os dias 22 e 23 de Outubro, em Ponta Delgada.

Os bilhetes estarão à venda a partir de amanhã, na Bilheteira do Coliseu Micaelense, com excepção dos ingressos para o espectáculo em movimento, que serão disponibilizados no dia do espectáculo na entrada do Coliseu Micaelense.

Recorde-se que, à semelhança dos anos anteriores, haverá, em Ponta Delgada, serviço de Baby-Sitting, que funcionará num espaço próprio sob a orientação de uma técnica especializada em educação de infância. As crianças, com idade igual ou superior a 3 anos, terão à sua disposição, de forma gratuita, um conjunto de actividades diversificadas, desde jogos e materiais didácticos, expressão plástica, filmes, livros e computadores.

O JUVEARTE, inserido no Açores: Região Europeia Cultura, é uma produção da Associação de Juventude de Candelária, em co-produção com o Coliseu Micaelense, Teatrinho Espaço Criações, AJITER, Teatro de Giz e Grupo de Teatro “A Jangada”.

Conta com o apoio da Direcção Regional da Juventude, para quem o projecto é um exemplo de criatividade de empreendedorismo cultural, do Governo nos Açores, e da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

 

 GICM

Carmen Costa

Terça, 12 Outubro, 2010

Ver todas as notícias

Web Development © Via Oceânica 2010 - Todos os direitos reservados.