Baseada no livro de crónicas do autor brasileiro Luís Fernando veríssimo, o espectáculo traça a história de um casal desde que se conheceu. As dificuldades e os prazeres do relacionamento a dois, as diferenças e as discordâncias, a cumplicidade e a paixão, os anseios e as desilusões, o masculino e o feminino são apenas alguns dos aspectos em foco
O espectáculo é uma adaptação de crónicas do autor brasileiro Luís Fernando Veríssimo inseridas em dois volumes publicados com o título “Comédias da Vida Privada” e chega ao Coliseu Micaelense pelas mãos da companhia “Novo Teatro”, de Cascais.
Recorde de vendas no Brasil, o livro aborda temas do quotidiano em situações aparentemente banais, porém elucidativas do comportamento humano.
Na adaptação para teatro, foram seleccionadas as crónicas referentes ao relacionamento a dois, traçando a história quotidiana de um casal, desde o momento que se conheceu, passando pelo namoro, casamento, vida em comum, separação e, quem sabe, reencontro, num espectáculo divertido e, ao mesmo tempo, reflexo da sociedade contemporânea.
Ana Clara e Carlos Alberto são as personagens criadas para a adaptação teatral. Numa sessão de flashbacks, a história deste casal é mostrada de forma leve e bem-humorada, destacando as dificuldades e os prazeres do relacionamento a dois. As diferenças e as discordâncias, a cumplicidade e a paixão, os anseios e as desilusões, o masculino e o feminino são apenas alguns aspectos em foco.
O espectáculo está agendado para as 21h30 e destina-se a maiores de 12 anos.
A 22 de Outubro os micaelense poderão assistir a “Um Estranho Caso da Rua Almodôvar”, pelo Alpendre Grupo de Teatro, da ilha Terceira.
No último dia do festival, o teatro chega a quatro ilhas dos Açores. São Miguel acolhe “À Espera de Godot”, a Terceira “Invasão”, o Faial “Elas Sou Eu” pelo Novo Teatro (Cascais) e as Flores “Os Monólogos da Vagina”.
Destaque para “O Cordel do Amor Sem Fim”, protagonizado pelo grupo Sinhá Zózima, de São Paulo (Brasil). O espectáculo decorre num espectáculo, que circula pelas ruas da cidade. No interior do autocarro, o grupo conta e canta as esperanças e as armadilhas do amor, vividas nas margens do rio São Francisco. Está agendado para os dias 22 e 23 de Outubro, em Ponta Delgada.
Os bilhetes estão à venda, na Bilheteira do Coliseu Micaelense.
Recorde-se que, à semelhança dos anos anteriores, haverá, em Ponta Delgada, serviço de Baby-Sitting, que funcionará, de forma gratuita, num espaço próprio sob a orientação de uma técnica especializada em educação de infância.
O JUVEARTE, inserido no Açores: Região Europeia 2010, é uma produção da Associação de Juventude de Candelária, em co-produção com o Coliseu Micaelense, Teatrinho Espaço Criações, AJITER, Teatro de Giz e Grupo de Teatro “A Jangada”. Conta com o apoio da Direcção Regional da Juventude, do Governo nos Açores e da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
GICM/Carmen Costa
Quinta, 21 Outubro, 2010