Associação de Juventude da Candelária

Notícias

ÚLTIMO DIA DE FESTIVAL COM ESPECTÁCULOS EM QUATRO ILHAS

No quinto e ÚLTIMO DIA DO XI JUVEARTE – Festival de Teatro, o Coliseu Micaelense acolhe “À Espera de Godot”, o auditório do Ramo Grande “Invasão”, o Teatro Faialense “Elas Sou Eu” e o Auditório Os Minhocas “Os Monólogos da Vagina”. Em Ponta Delgada, também irá desenrolar-se “O Cordel do Amor Sem Fim”

 

 

“O Cordel do Amor Sem Fim” desenrola-se no interior de um autocarro, em movimento pelas ruas da cidade de Ponta Delgada, e conta a história de uma moça que se apaixona por um forasteiro. Após viverem um romance, ele vai embora, mas promete voltar para buscá-la. Mas, quando regressa, um apaixonado pela moça ameaça o romance.

No fundo, durante sessenta minutos, o grupo, que se desloca expressamente de São Paulo para a participação no XI JUVEARTE, conta e canta as esperanças e as armadilhas do amor.

O espectáculo está agendado para as 21h00 e destina-se a maiores de 12 anos.

No mesmo dia, às 22h00, o palco do Coliseu Micaelense recebe a peça “À Espera de Godot”, pelo Teatro de Giz.

Num sítio que tem uma árvore, mas que de resto “é como nada”, Didi e Gogo esperam por Godot. Pouco nos é dado a conhecer deste, para além do encontro que terá marcado com as duas personagens principais. O compromisso condiciona a vida de Didi e Gogo, condenados a voltar ao mesmo sítio todos os dias até que anoiteça ou que Godot consume a visita. Enquanto esperam, surgem as conversas, as memórias, as interrogações e, por fim, as inquietações, que passam a constituir a sua rotina, brevemente interrompida pelas aparições de Pozzo e do seu criado (Lucky) e do menino, o portador de mensagens de Godot. Mas disto o que é que é novo e o que é repetição? O que é o sonho e o que é que é realidade?

Uma tragicomédia, com texto de Samuel Beckett e encenação e adaptação de José Garcia Miguel.

No mesmo dia, o Auditório do Ramo Grande apresenta a “Invasão”. A peça do ENTREtANTO Teatro, de Valongo (Porto), aborda temas como as guerras coloniais, jogos políticos e lutas de poder, com recurso a um bom humor e com o intuito de agregar valores do passado ao presente e ao futuro.

Durante sessenta minutos, um professor lunático (ou será um actor?) faz da sua casa de banho um palco, e dos objectos ícones da história mundial. Veste-se, entre outros, de Napoleão, de D. João VI e de D. Carlota Joaquina e fala-nos da Invasão.

O Teatro Faialense recebe a peça do Teatro Novo, de Cascais, “Elas Sou Eu…”.

O que acontece quando uma empregada doméstica consegue convencer o seu patrão, Às vésperas de uma estreia, de que ele é um péssimo actor? Ele mata-se? Despede a empregada por justa causa? Ou simplesmente deixa de aparecer no Teatro dando, sem saber, portunidade à empregada de tomar o seu lugar no espectáculo “Elas Sou Eu…O que a gente não faz para pagar a renda?”.

As Flores, por seu turno, acolhem “Os Monólogos da Vagina”, pela LC, Sem Companhia, Teatro Experimental da ilha Terceira.  

A peça é composta por um conjunto de monólogos magistralmente elaborados por Eve Ensler e baseados em entrevistas feitas a várias mulheres, dos diversos quadrantes e idades, e visa trilhar um percurso de desmistificação e de aproximação ao feminino.

Ao longo de uma hora, o actor passa por uma verdadeira metamorfose em palco, experimentando vários estados de espírito, partilhando várias vivências e trajando várias roupagens.

Uma peça, com encenação, adaptação e interpretação de Luís Carvalho, que celebra a igualdade, através das diferenças que caracterizam Homem e Mulher.

Recorde-se que, à semelhança dos anos anteriores, haverá, em Ponta Delgada, serviço de Baby-Sitting, que funcionará, de forma gratuita, num espaço próprio sob a orientação de uma técnica especializada em educação de infância.

O JUVEARTE, inserido no Açores: Região Europeia 2010, é uma produção da Associação de Juventude de Candelária, em co-produção com o Coliseu Micaelense, Teatrinho Espaço Criações, AJITER, Teatro de Giz e Grupo de Teatro “A Jangada”. Conta com o apoio da Direcção Regional da Juventude, do Governo nos Açores e da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

 

GICM

Carmen Costa

Sexta, 22 Outubro, 2010

Ver todas as notícias

Web Development © Via Oceânica 2010 - Todos os direitos reservados.