Associação de Juventude da Candelária

Notícias

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2011

                                                 Acção de Sensibilização

7 de Abril - 10h no salão da Casa do Povo de Candelária

“Resistência antibiótica: O INIMIGO ESCONDIDO”

Este ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) na comemoração desta efeméride recomendou como temática a Resistência aos Antibióticos, uma problemática que está a assumir gradualmente contornos preocupantes com impacto na Saúde Pública.

Segundo dados relativos a 2008, divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (CEPCD) mais de 25 mil cidadãos europeus morreram devido à resistência aos antibióticos.

As consecutivas investigações em torno das razões que levam o organismo humano a não usufruir das propriedades dos antibióticos revelam que uma das principais explicações para este acontecimento advém da excessiva utilização que se faz deste medicamento.

Neste contexto, estamos a assistir na actualidade a um fenómeno em que a resistência aos antibióticos reduz as hipóteses de cura e combate contra muitas doenças, que num passado recente foram debeladas graças ao recurso a medicamentos conquistados ao longo do tempo, e decorrentes do sucesso da ciência médica e farmacêutica.

OBJECTIVOS DA SESSÃO:

}        Informar a população acerca dos princípios gerais a atender no cumprimento da prescrição da terapêutica medicamentosa.

}        Alertar a população para a ocorrência do fenómeno da resistência antibiótica e o seu impacto na saúde pública.

}        Esclarecer a população acerca da importância da adopção de comportamentos que contribuam para o uso racional do antibiótico.

LOCAL E POPULAÇÃO ALVO DA SESSÃO:

Os enfermeiros da Unidade de Saúde de Candelária (Enfª Ana Paula Furtado e Clara Medeiros) são os responsáveis pela sessão que decorrerá no salão da Casa do Povo de Candelária, no dia 7 de Abril de 2011, pelas 10 horas, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde.

Destina-se à comunidade escolar (pais/encarregados de educação, professores e auxiliares de acção educativa) e população em geral.

Parcerias: Associação de Juventude de Candelária / Casa do Povo de Candelária/ EB1/JI de Candelária

Esta acção tem uma duração prevista de 45 minutos.

Quarta, 30 Março, 2011

Ver todas as notícias

Web Development © Via Oceânica 2010 - Todos os direitos reservados.