Os idosos da freguesia de Candelária visitam amanhã o Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada
No âmbito do plano de actividades do Centro de Convivio de Idosos da Candelária e com o principal objectivo de promover a mobilidade dos mais idosos e o contacto com a sociedade e a arte, os idosos da freguesia de Candelária visitam amanhã o Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.
O Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado resultou da adaptação de um antigo recolhimento que perdurou até aos nossos dias, de três existentes na cidade de Ponta Delgada.
O Recolhimento de Santa Bárbara remonta ao início do séc. XVII, e foi mandado construir por Roque Teixeira Fonseca e sua esposa Maria Esteves, que também fizeram erguer a ermida sob a invocação de Santa Bárbara. A partir de 1662, as suas filhas passaram a viver nesta casa, como se fossem freiras recolhidas, de hábito branco e sob a Ordem Terceira de Santo Agostinho.
A história desta instituição pode ser dividida em três períodos: da fundação até 1783, ano da morte da última professa da Ordem de Santo Agostinho e altura em que o Recolhimento passou para a jurisdição da Diocese; de 1783 a 1933, ano em que o Governo Civil de Ponta Delgada aprovou os novos Estatutos do Recolhimento, transformando-o em instituição de caridade; de 1933 a 1982, período em que o edifício foi desocupado, devido ao estado de degradação.
Com a passagem deste imóvel para o Museu Carlos Machado, iniciou-se o processo de adaptação a novos desígnios. Actualmente, o antigo Recolhimento de Santa Bárbara, reabilitado pelo Governo dos Açores, assume funções museológicas, apresentando-se como um lugar de memória, habitado pela cultura.
Terça, 12 Abril, 2011