A peça da L.C. Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental da ilha Terceira vai estar em cena amanhã no auditório Municipal de Velas, em São Jorge
A peça resulta da junção de um conjunto de textos de vários autores, entre os quais “Gosto de Palavrões” de Miguel Esteves Cardoso, “Ricardo III” de William Shakespeare, “Um bocado de barulho por nada” e “Convinha era esclarecer” de Nuno Amaral Jorge, “Fado Falado de João Villaret” de Aníbal Nazaré e Nelson de Barros, “O Guardador de rebanhos” de Alberto Caeiro, “Arte” de Yasmina Reza e “O Conto Infantil” dos Monty Python.
Num palco vazio de um teatro abandonado, o zelador da casa das artes, outrora um dos atores residentes, nos seus tempos áureos, dá a conhecer ao público excertos de espetáculos que por ela passaram.
Numa viagem de sessenta minutos, aproximadamente, o ator leva-nos da comédia hilariante ao drama mais escarninho, numa constante espiral entre personagem e público, também chamado à cena. Tudo isto passando por uma homenagem ao fado e aos saudosos Beatles.
O espetáculo está agendado para as 21h30 e destina-se a maiores de 16 anos. Recorde-se que a L.C. Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental venceu o 1.º prémio no Festival de Teatro de Angra do Heroísmo 2012.
No sábado, o Auditório volta a abrir as portas, desta feira para a “Invasão” do Entretanto Teatro, de Valongo. Na peça, um professor lunático faz da sua casa de banho um palco e dos objetos ícones da história mundial. Uma versão muito bem-humorada da história torna-se uma metáfora para agregar valores do passado ao presente e ao futuro.
No mesmo dia, o XIII JUVEARTE – Festival de Teatro também marca presença no grupo ocidental, com o “Salvo Conduto” da Companhia de Teatro PoucaTerra, de Santarém, no Auditório do Clube Desportivo Os Minhocas.
Nesta peça, um edifício em ruínas serve de laboratório para dois sem-abrigo que mantêm uma realidade própria e fabricam o protótipo de um aparelho capaz de os mover através do tempo.
Ao longo de seis dias, a iniciativa, que conta com o apoio do Coliseu Micaelense, chega às ilhas de São Miguel, São Jorge e Flores.
Gabinete de Imprensa do Coliseu Micaelense
Sexta, 12 Outubro, 2012