Associação de Juventude da Candelária

Notícias

JUVEARTE – Festival de Teatro no Coliseu Micaelense de 24 a 26 de outubro

Pelo nono ano consecutivo, o Coliseu Micaelense é o palco principal do JUVEARTE – Festival de Teatro, organizado pela Associação de Juventude de Candelária. Trata-se de um evento de caráter formativo, pedagógico e lúdico marcante na oferta cultural da cidade de Ponta Delgada e da Região


A 14.ª edição do JUVEARTE – Festival de Teatro arranca na próxima semana, estando previstos nove eventos culturais em quatro ilhas dos Açores. 
A iniciativa da Associação de Juventude de Candelária conta com a participação de sete companhias de teatro da região e do continente português. 
À semelhança dos anos anteriores, o Coliseu Micaelense será o palco principal desta iniciativa que “reforça a oferta cultural do teatro na cidade de Ponta Delgada e possibilita que o mesmo se desenvolva”, como afirmou esta manhã, em conferência de imprensa, o presidente do Conselho de Administração da Coliseu Micaelense. José Medeiros salientou a importância do teatro como veículo de promoção cultural e o contributo, desde 2005, da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da Coliseu Micaelense para que o JUVEARTE seja um evento marcante na cidade. 
Para além de marcante, o JUVEARTE, também, tem demonstrado ser inovador. Assim, pela primeira vez nos Açores, terá lugar um workshop e uma sessão de “Poetry Slam” – concurso informal de poesia declamada. O workshop terá lugar no dia 18 deste mês, no Ateneu Criativo, em Ponta Delgada, e a competição terá lugar às 21h30 do dia seguinte, no mesmo espaço.
Em Ponta Delgada, o Coliseu Micaelense como palco principal do evento, recebe, no dia 24 de outubro, às 21h30, a Yellow Star Company, de Lisboa, que apresenta “Gisberta”. A peça é protagonizada pela conhecida atriz Rita Ribeiro que, durante sessenta minutos, interpreta o papel de mãe da transexual que foi morta no ano de 2006, na cidade do Porto, vítima da violência por parte de um grupo de jovens de uma instituição católica. 
No dia seguinte, o grupo Teatro de Giz, da cidade da Horta, desloca-se a Ponta Delgada para, durante sessenta minutos, apresentar “Antes de Começar”, com texto de Almada Negreiros e destinada a almas dos 10 aos 100 anos de idade. 
No sábado, 26 de outubro, o palco pertence ao Teatro da Palmilha Dentada, que se desloca expressamente do Porto para a apresentação d’ “O Medo que o general não tinha” no Coliseu Micaelense. Durante sessenta minutos serão desmistificadas algumas ideias sobre o medo e a libertação do mesmo. 
Os espetáculos no Coliseu Micaelense estão agendados para as 21h30. O bilhete custa 4€, mas pode optar por um passe que lhe dá acesso aos três eventos e custa 9€. Os ingressos começam a ser vendidos amanhã, 10 de outubro, na Bilheteira do Coliseu Micaelense que está aberta de terça a sexta-feira entre as 13h00 e as 20h00 e sábado das 15h00 às 20h00. 
Ainda na ilha de São Miguel, no dia 24 de outubro os Fungismagictruxis apresentam-se na Escola Básica e Integrada da Maia com o “Espetáculo quase espetacular”. 
No grupo central, as ilhas do Faial e São Jorge também acolhem o JUVEARTE – Festival de Teatro. Assim, no dia 19 de outubro o Teatro Faialense apresenta “De Olhos Fechados” pelas mãos da Associação Arte Palco, da Ribeira Grande, e o Auditório Municipal das Velas dá a conhecer “Elas e a Fama – O Teatro no teatro” d’A Jangada Grupo de Teatro, de Santa Cruz das Flores. 
No último dia de festival, 26 de outubro, o JUVEARTE apresenta-se não só a oriente, no Coliseu Micaelense, mas também a ocidente, no salão do Clube Desportivo os Minhocas (Santa Cruz das Flores), onde o Alpendre, grupo de teatro de Angra do Heroísmo, interpreta A Colmeia.
JUVEARTE – Festival de Teatro, um evento que dá a conhecer o trabalho de quase uma dezena de grupos de teatro não profissionais, que permite a partilha de saberes e experiências e eleva o Teatro na cidade de ponta Delgada e na Região.

 

*CM/

Quarta, 09 Outubro, 2013

Ver todas as notícias

Web Development © Via Oceânica 2010 - Todos os direitos reservados.